Em cada garrafa de Filippo Berio, encontram-se mais de 150 anos de habilidade artesanal e métodos de produção inovadores para assegurar que cada azeite seja de alta qualidade, respeitando o legado do nosso fundador.
Em cada fase do processo de produção, também são aplicados rígidos padrões de controle de qualidade: desde o aprovisionamento das azeitonas à colheita, passando pela prensagem e a criação da mescla até o engarrafamento do produto acabado.
O Grupo SALOV atua em toda a bacia do Mediterrâneo, seguindo rígidos critérios a fim de assegurar a máxima excelência do azeite. Há dezenas de anos a SALOV colabora com os mesmos agricultores, estabelecendo relacionamentos sólidos baseados na confiança de longo prazo e respeito mútuo.
Ao lado do azeite italiano, conhecido no mundo inteiro pelo próprio sabor, a bacia do Mediterrâneo inclui outros países que, por história e tradição no cultivo da azeitona, também são famosos pela excelência, tais como: Espanha, Grécia e Tunísia.
Independentemente da terra de origem das azeitonas, um azeite de qualidade é obtido, exclusivamente, através das melhores práticas agronômicas e tecnológicas. Os agricultores da SALOV são selecionados cuidadosamente com base nestes e em muitos outros fatores, com a finalidade de assegurar uma mescla de azeites de qualidade.
Os degustadores da Filippo Berio contam com uma elevada experiência, e todos os anos, avaliam amostras de 6.000 azeites, dos quais apenas 6% são efetivamente selecionados para se tornar azeite Filippo Berio. Durante o processo de seleção, um azeite deve ser aprovado em duas fases diferentes de análises para poder ser considerado Extra Virgem.
Uma análise química baseada em vinte parâmetros diferentes (inclusive, a acidez e a composição lipídica). Uma análise organoléptica que possibilita calcular a maneira em que o azeite se mescla e envelhece. Essa avaliação só pode ser realizada por especialistas na criação de blends, dotados de sentidos perfeitamente afinados. Por este motivo, a Equipe de Controle da Qualidade da Filippo Berio é constituída por, ao menos, oito profissionais de grande experiência. Nos laboratórios internos da SALOV, também são realizados testes adicionais com todas as matérias-primas e os processos de produção a fim de assegurar verificações e melhorias constantes.
Depois da amostragem, os diversos sabores são combinados para obter aquele sabor e caráter que distinguem a marca Filippo Berio. O processo de blending é uma das fases mais críticas da produção do azeite: saber como combinar sabores frutados, suaves, amargos e picantes em um azeite equilibrado, é uma forma de arte que se apoia, quase exclusivamente, em uma tradição antiga, na experiência e na maestria. Por essa razão, os profissionais da Filippo Berio são famosos no mundo inteiro pela sua inestimável expertise e talento.
Filippo Berio sempre foi extremamente orgulhoso da qualidade excepcional de seus azeites. Trabalhou duro para se assegurar de que cada garrafa contivesse as melhores azeitonas aplicando o método de produção “testado e aprovado”. Até hoje, esses rígidos padrões de qualidade continuam a ser aplicados em cada fase do processo de produção, que é realizado no estabelecimento de vanguarda da SALOV, na periferia de Lucca.
Concluído em 2006, o estabelecimento é dotado de um laboratório de análises bem equipado, sistema de refinação, silo para armazenar as matérias-primas, ampla linha de embalagem para diversos tipos de formatos e sistema de trigeração único para diminuir o impacto ambiental dos processos de produção. Esse é um objetivo que a SALOV almeja alcançar mediante seu compromisso constante de melhorar, em termos de sustentabilidade, e diminuir a pegada de carbono.
A fim de assegurar a qualidade dos produtos da Filippo Berio, todos os processos de produção são periodicamente submetidos a verificações metodológicas realizadas por especialistas e organismos de certificação credenciados externos.
Além dos rígidos padrões internos e dos testes desenvolvidos para melhorar a qualidade dos próprios azeites, a SALOV obteve a certificação da ISO – um dos maiores organismos de controle de qualidade -, do British Retail Consortium (BRI) – o consórcio britânico de venda no varejo -, e o da International Food Standards (IFS). Além desses, Filippo Berio também possui o certificado Kosher.
A SALOV também atende aos requisitos do sistema HACCP (ou seja, análise de perigos e pontos críticos de controle), introduzido na Itália em 1997 para salvaguardar a saúde e o bem-estar dos clientes, da mão-de-obra e de toda a comunidade.
Mande seus comentários ou sugestões
para gente. Estamos aqui para ajudar você!