Na fritura, a temperatura do Azeite pode ultrapassar 190°C e, se o Azeite se aquecer demais, há risco de ficar escuro e soltar fumaça, emitindo moléculas e compostos tóxicos (por exemplo, a acroleina) que podem provocar efeitos nocivos no sistema respiratório e acarretar outras consequências ainda mais graves.
Para uma fritura ser mais saudável, é importante escolher um óleo com um ponto de fumo elevado, como o Azeite de Oliva Tipo Unico (que aguenta temperaturas de até 200/210°C para cozinhar) baixo conteúdo de gorduras saturadas comparados com outros óleos e outras gorduras elaboradas, como manteiga, banha e margarina.
Graças ao sabor neutro e muito leve, sem o sabor super marcado da azeitona, o Azeite de Oliva Tipo Unico é o ingrediente ideal para fritar qualquer alimento, mesmo em receitas doces.
Essa fritura à base de farinha de trigo sem dúvida é deliciosa, mas a farinha de trigo absorve mais azeite que outros ingredientes, como a farinha de rosca ou de milho. Quando possível, diminua a quantidade de farinha de trigo para empanar ou, se não for possível, experimente acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio ou cerveja (ou água com gás) para diminuir a absorção de azeite.
Diminua a quantidade de azeite em excesso usando papel-toalha assim que retirar a fritura da frigideira. Troque o papel-toalha uma ou duas vezes para garantir que a fritura fique bem sequinha.
Se por um lado é fundamental não queimar o azeite, por outro lado também é importante evitar usar o azeite antes que chegue à temperatura certa. Os alimentos fritos no azeite que não ainda não atingiram a temperatura ideal, fritarão rapidamente mesmo assim, mas absorverão maior quantidade de azeite, e a fritura ficará com uma consistência final murcha e engordurada, sem falar no maior conteúdo de gorduras. Se for possível, utilize um termômetro para fritar, mantendo a temperatura certa do azeite do início ao fim.
Apesar de reutilizar várias vezes o mesmo azeite ser economicamente mais conveniente, cada vez que um azeite é aquecido, o seu ponto de fumo diminui, comprometendo a sua composição e qualidade. Além disso, se o azeite já usado for armazenado de maneira incorreta, ou durante muito tempo, pode ficar rançoso e prejudicar a qualidade e o sabor dos alimentos. Para conseguir frituras apetitosas, crocantes e saborosas, use sempre um azeite novo.
Mande seus comentários ou sugestões
para gente. Estamos aqui para ajudar você!