Conselhos para uma fritura leve

Mesmo se nem toda fritura faz mal, isso não quer dizer que faça bem à saúde. Entretanto, se fritarmos de forma correcta e comermos com moderação, poderá fazer parte de uma dieta saudável. A seguir apresentamos algumas dicas simples para se conseguir uma fritura mais leve:

ESCOLHA O AZEITE CERTO Na fritura a temperatura do Azeite pode ultrapassar 190°C e, se o Azeite se aquecer demais, há risco de ficar escuro e soltar fumaça, emitindo moléculas e compostos tóxicos (por exemplo a acroleina) que podem provocar efeitos nocivos no sistema respiratório e acarretar outras consequências ainda mais graves.

Para uma fritura ser leve é importante escolher um óleo com um ponto de fumo elevado, como o Azeite Mild&Light Filippo Berio que aguenta temperaturas de até 200~210°C para cozinhar. Esse produto também tem baixo conteúdo de gorduras saturadas comparadoa outros óleos e outras gorduras elaboradas, como manteiga, banha e margarina. 

Graças ao sabor neutro e muito leve, sem um marcado sabor de azeitona, é o ingrediente ideal para fritar qualquer alimento, mesmo nas receitas doces.

filippo berio advertising
EVITE FRITAR EMPANANDO COM FARINHA DE TRIGO

Esta fritura à base de farinha de trigo sem dúvida é deliciosa, mas a farinha de trigo absorve mais azeite que outros ingredientes, como a farinha de rosca ou de milho. Quando possível, diminua a quantidade de farinha de trigo para empanar ou, se não for possível, experimente acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio ou cerveja (ou água com gás) para diminuir a absorção de azeite.

CONTROLE A TEMPERATURA DO AZEITE

Se por um lado é fundamental não queimar o azeite, por outro lado também é importante evitar usar o azeite antes que chegue à temperatura certa. Os alimentos fritos no azeite que não ainda não atingiu a temperatura ideal fritarão rapidamente mesmo assim, mas absorverão maior quantidade de azeite e a fritura ficará com uma consistência final murcha e engordurada, sem falar no maior conteúdo de gorduras.
Se for possível, utilize um termômetro para fritar, mantendo a temperatura certa do Azeite do princípio ao fim.

ESCORRA E ENXUGUE A FRITURA

Diminua a quantidade de Azeite em excesso da fritura usando papel-toalha assim que retirar a fritura da frigideira. Troque o papel-toalhauma ou duas vezes para garantir que a fritura fique bem sequinha.

NÃO REUTILIZE AZEITE

Apesar de reutilizar várias vezes o mesmo azeite ser economicamente mais conveniente, cada vez que um azeite é aquecido o seu ponto de fumo diminui, comprometendo a sua composição e qualidade. Além disso, se o azeite já usado for armazenado de maneira incorreta ou durante muito tempo, pode ficar rançoso e prejudicar a qualidade e o sabor dos alimentos.
Para conseguir frituras apetitosas, crocantes e saborosas todas as vezes use sempre azeite novo.

buscar em todo o site