Gorduras

As gorduras são uma parte fundamental de uma dieta saudável e representam uma rica fonte de energia, com um rendimento duas vezes maior que os carboidratos e proteínas.

Além disso, as gorduras transportam as vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A, D, E e K, essenciais para se manter um bom estado de saúde.

A questão é que nem todas as gorduras são iguais! O segredo de uma dieta saudável e equilibrada não é excluir completamente as gorduras, mas preferir as "boas," e não as "más".

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    As gorduras insaturadas são consideradas “boas” porque contribuem para o correto funcionamento do sistema cardíaco e diminuem o colesterol, favorecendo, assim, um ótimo nível de saúde em geral.

    As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas pertencem a esta categoria e se formam quando pelo menos um átomo de carbono da célula adiposa une-se com um átomo de hidrogênio por meio de um ligação dupla (as poliinsaturadas têm mais de uma ligação dupla). Em temperatura ambiente essas gorduras tendem a se apresentar no estado líquido e compreendem: o azeite de oliva (uma das fontes mais ricas de gorduras monoinsaturadas), e os óleos de semente de girassol, milho e óleo de canola.

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    Por outro lado, as gorduras saturadas podem aumentar o nível de colesterol, favorecendo o surgimento de problemas cardíacos, infarto, diabetes, pressão arterial elevada e outras perturbações graves da saúde.

    Nas gorduras saturadas os átomos de hidrogênio e os de carbono contidos na célula adiposa têm exclusivamente ligações simples. Em temperatura ambiente essas gorduras encontram-se em forma sólida ou semissólida e incluem: banha, manteiga, queijos duros, leite inteiro, gorduras animais, além do óleo de palma e de coco.

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    As gorduras hidrogenadas (ou trans) são criadas mediante processos artificiais de hidrogenação que servem para solidificar o óleo e produzir margarina ou aumentar o prazo de validade de um produto.

    Estas são absolutamente as piores gorduras: os nutricionistas e os dietistas recomendam veementemente consumi-laso mínimo possível, pois podem levar ao aumento da incidência de problemas cardíacos.

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