Ideias para comer saudavelmente

A saúde não deriva simplesmente de uma dieta saudável, mas também de um estilo de vida salutar.

Significa realizar escolhas cotidianas a fim de obter um efeito positivo na mente e no corpo e contribuir para o próprio bem-estar geral. Mudando os seus hábitos, será simples viver de maneira saudável. Comece seguindo estas sugestões essenciais:

1.

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Já ouviu e ainda vai ouvir no futuro, sem dúvida: uma alimentação equilibrada é crucial para manter um estilo de vida saudável.

diet for an healthy living

Comer o tipo e a quantidade certa de frutas, legumes e proteínas é fundamental para manter o bem-estar geral, fortalecendo os ossos e os músculos, melhorando as funções cerebrais e tornando mais resistente o sistema imunológico.

Os estudos demonstram que a prevenção começa à mesa: ao se escolher comer de maneira saudável, escolhe-se viver bem de maneira geral.

OS BENEFÍCIOS DA DIETA MEDITERRÂNEA

Os benefícios da atividade física regular são infinitos: circulação sanguínea melhor, mais energia, musculatura mais forte, melhor saúde mental e menor risco de patologias cardíacas. Sem esquecermos também que a atividade física possibilita queimar calorias e gordura, permitindo a manutenção do peso adequado.
Mesmo que não seja possível ir à academia três vezes por semana, há atividades que podem ser feitas cotidianamente para favorecer um estilo de vida ativo: subir e descer as escadas a pé em vez de pegar o elevador, estacionar longe das lojas ou do local de trabalho, dar um passeio rápido ao redor do quarteirão ou em um shopping center.

DESCUBRA MAIS SUGESTÕES

2.

ATIVIDADE FÍSICA

Uma alimentação equilibrada é somente o primeiro passo rumo a um estilo de vida saudável. O segundo é a atividade física.

diet for an healthy living

3.

LEVANTE-SE

Se agora estiver sentado, levante-se!

As pessoas passam em média 8 horas sentadas nos lugares de trabalho e, chegando em casa, sentam-se novamente! Alguns estudos indicam como o fato de ficar sentado durante muito tempo (por exemplo: assistindo à televisão) pode aumentar o risco de desenvolver patologias cardíacas e mesmo diminuir a esperança de vida. Pode-se contribuir para prevenir esses efeitos colaterais por meio de bons hábitos: de meia em meia hora levante-se e alongue-se por 5 a 10 minutos para favorecer a circulação e contribuir para queimar o excesso de calorias.

Descubra mais

diet for an healthy living

4.

CHEGA DE ESTRESSE

Falar é fácil e fazer é difícil?

O estresse é um fator comum nas nossas vidas incrivelmente sobrecarregadas e cheias de compromissos e, portanto, é difícil evitá-lo. Mas nem sempre são tão claros os efeitos do estresse contínuo sobre o corpo. Pode se manifestar em forma de enxaqueca, ansiedade, estafa, mudanças de humor e até dores no peito, contribuindo até para perturbações mais sérias, como patologias cardíacas, pressão alta e diabetes. Para combater o estresse no decorrer do dia, faça planos para se descontrair e esvaziar a mente, como respirar profundamente, ouvir música, massagem, praticar uma atividade física leve ou mesmo alongamento.

diet for an healthy living

5.

O SOL

A luz do sol estimula o bom humor.

É isso mesmo! Passando 10 a 15 minutos ao sol é possível estimular a produção da serotonina que, por sua vez, nos faz ter um comportamento positivo. Além disso, 90% da nossa vitamina D deriva do sol: essa substância nutriente desempenha um papel importante na saúde dos ossos e pode contribuir para diminuir o risco de patologias cardíacas, alguns tipos de câncer, artrite e mesmo diabetes de tipo 1. A próxima vez que se sentir deprimido, saia para tomar um pouco de sol (sem exagerar!) e rapidinho se sentirá melhor.

Descubra mais

buscar em todo o site