Faq

QUAL é A MANEIRA CERTA DE GUARDAR O AZEITE?

O azeite deve ser guardado com a tampa bem fechada, abrigado de qualquer fonte de muita luminosidade e a temperaturas entre 10 °C e 21 °C:um armarinho fechado na cozinha costuma ser o ideal. A prolongada exposição à luz intensa ou temperaturas mais altas onde estiver guardado diminui de maneira significativa a vida do produto.É desaconselhável manter em geladeira::

  • o azeite fica denso em temperaturas baixas e pode precisar de várias horas para voltar à limpidez normal;
  • o azeite emana o máximo do seu sabor e aroma apenas à temperatura ambiente ou superior.

QUANTO TEMPO DURA O AZEITE?

Como o azeite é um suco de fruta natural, sem nenhum tipo de aditivos ou conservantes, a sua efetiva data de validade é variável. Para assegurar a máxima qualidade e o melhor sabor, todos os azeites Filippo Berio têm data de validade legível no rótulo atrás da garrafa, abaixo dos valores nutricionais. As datas indicam o mês e o ano (por exemplo: Agosto 2014).

Em condições ideais, o azeite conserva-se amplamente depois da data indicada. Entretanto, condições não ideais como a prolongada exposição à luz intensa ou temperaturas elevadas podem diminuir significativamente a vida do azeite. Caso surja qualquer dúvida, é aconselhável cheirar e experimentar o azeite antes de usá-lo, como se faz com qualquer alimento perecível.

OS PRODUTOS CONTÊM TRAÇOS DE OVO, LATICÍNIOS, GLÚTEN, FRUTAS DE CASCA DURA E/OU AMENDOIM?

Alguns produtos Filippo Berio podem conter ovo, laticínios, glúten e frutas de casca dura. Se sofrer de qualquer alergia alimentar, é recomendável ler com atenção os ingredientes listados no rótulo do produto antes de consumi-lo..

TODOS OS AZEITES TÊM O MESMO SABOR?

O azeite é produzido com dezenas de variedades de azeitonas, cada uma com seu próprio sabor único. A embalagem de azeite vendida no supermercado é um blend de azeites provenientes de diversas variedades de azeitonas, selecionadas para proporcionar um sabor específico ao produto final (frutado, ervoso, picante etc.). Nenhum produtor quer que o próprio azeite tenha sabor igual a outro e por isso o caráter único do sabor é altamente apreciado e preservado.

O AZEITE QUE CONSUMO é CONSTITUÍDO 100% DE AZEITE EXTRA VIRGEM, SEM OUTROS AZEITES ACRESCENTADOS?

Ao comprar uma garrafa de Azeite Extra Virgem Filippo Berio você tem certeza de que esse azeite é 100% extra virgem, de alta qualidade. Na Filippo Berio sentimos orgulho pela qualidade dos nossos azeites e criamos uma comissão específica de especialistas para analisar e experimentar todas as amostras do produto. Analisamos mais de vinte diferentes parâmetros e fatores químicos para determinar se um azeite extra virgem respeita os nossos rígidos padrões . Além dessas rigorosas diretrizes internas, também obedecemos às severas leis europeias relativas à composição de um azeite extra virgem, segundo as quais, por exemplo:

  • o azeite deve ter no máximo 0,8% de acidez e ser isento de defeitos;
  • o azeite deve apresentar um toque frutado;
  • o azeite não deve ter sido submetido a tratamentos nem pode conter aditivos.

Além disso, a legislação prevê que os produtores indiquem no rótulo do produto de maneira clara os processos de produção do azeite (por exemplo, o Azeite de Categoria Superior é obtido diretamente das azeitonas e unicamente mediante processos mecânicos), para que o consumidor esteja bem-informado sobre a proveniência do produto, os processos utilizados e a sua composição.

PORQUE MEU AZEITE PARECE TURVO?

Se o azeite parecer denso e turvo significa que provavelmente foi guardado a uma temperatura abaixo de 7 °C. Nesse caso, a condição do azeite é inteiramente normal e reversível, porque o frio não estraga o produto de nenhuma maneira. é suficiente deixar o azeite em temperatura ambiente durante cerca de duas horas e, à medida que se aquecer, voltará à sua consistência e limpidez normais, sem que sua qualidade, sabor ou prazo de validade fiquem prejudicados.

POSSO SUBSTITUIR A MANTEIGA PELO AZEITE?

Com certeza, e como regra geral, três unidades de azeite correspondem a quatro unidades de manteiga/margarina. Clique aqui para visualizar as quantidades de azeite equivalentes para substituir a manteiga ou margarina na cozinha.

buscar em todo o site